26
out
2016

Fusca

A partir de 1950, o “Fusca” começou a ser importado para o Brasil. No dia 11 de setembro de 1950 desembarcaram no porto de Santos 30 Volkswagens e permaneceram por lá em exposição. O sucesso foi imediato, os veículos avaliados em 20 000 cruzeiros, foram vendidos pelo extraordinário valor de 60 000 cruzeiros cada veículo.

O modelo importado era o conhecido “Split Window“, com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export (havia o Standard, mais simples, nunca trazido para o Brasil).

Diante do sucesso, a empresa Brasmotor (ainda existente hoje, sob o nome Brastemp) começou a montar os veículos que eram importados da Alemanha

1951Getúlio Vargas cria a CDI (Comissão de Desenvolvimento Industrial) e uma comissão visita os EUA em busca de montadoras para instalar-se no Brasil em troca de incentivos fiscais e garantia de remessa de lucros as matrizes. A Chrysler, representada aqui pela Brasmotor, mostra-se interessada.
1952: O governo Getúlio Vargas, através do Aviso 288 da CEXIM (agosto de 1952), proíbe a importação de autopeças para incentivar a produção nacional. O Volkswagen agora conta com câmbio com 2ª, 3ª, 4ª marchas sincronizada.
1953: O Governo lança o Aviso 311 da CEXIM (abril de 1953) proibindo a importação de veículos já montados. A Volkswagen se instala no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP e assume a montagem do veículo. Devido a nova lei, o Fusca passa a ser importado todo desmontando em caixas, chamadas de kits “CKD” (“Completely Knocked Down”). O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval.

Essa historia é bem longa então vamos ao que interessa, as mais belas imagens de fusca

fusca1

fusca2 fusca3 fusca4 fusca5 fusca6 fusca7 fusca8 fusca9 fusca10 fusca11 fusca12 fusca13 fusca14 fusca15 fusca16 fusca17

E o que não poderia falta é o sucesso de Almir Rogerio sim ela mesmo a musica FUSCÂO PRETO


E nas minhas pesquisa acabei descobrindo que a Rainha xuxa fez um filme sobre a Musica Fuscão preto junto com Almir Rogerio, Bem legal…